TEQUILA: DO MÉXICO, PARA O MUNDO!

tequila_agave

O povo mexicano pode ser identificado por diversas razões: ser um povo lutador, valoroso e alegre. Mas sem dúvida alguma, uma das coisas mais conhecidas da sua cultura, é a tequila.

A tequila, trata-se de uma bebida destilada proveniente da agave azul (agave tequilana – uma espécie de babosa). Seu nome significa “montanha de fogo”, recebendo este nome devido aos índios “tequilis”, habitantes da região de Tequila (estado de Jalisco) no México, nas proximidades de um vulcão.

A planta agave- azul, inicialmente não era empregada na fabricação da tequila, mas apresentava outros diversos usos: construção de telhados com as folhas, fabricação de alfinetes e pregos, fabricação de cordas resistentes, combustível e a sua seiva, empregada na cura de ferimentos. Acredita-se que apenas em meados do século XVI, os espanhóis moradores da região, descobriram a possibilidade destilação da planta e aproveitamento como bebida. Entretanto, esta descoberta não agradou aos governantes locais, pois os mesmos tinham interesse na divulgação de vinhos e licores espanhóis, fazendo com que a sua comercialização fosse feita de forma clandestina por diversos anos. Apenas na segunda metade do século XVII, devido a necessidade de aumentar a arrecadação, o governo passou a permitir a compra e venda da tequila.

A tequila é produzida através da remoção do centro da planta (pinha), quando esta atinge uma idade entre 8 a 12 anos. Aos 12 anos de idade, a planta pesa entre 35 e 90 kg.

 

TIPOS DE TEQUILA

A tequila apresenta-se em diferentes graus de cor, sabor e aroma, dependendo do tempo de envelhecimento.

  • Blanco (Branco) ou plata (Prata): De sabor um pouco forte ao sair do destilador, por esta razão permanece por cerca de 60 dias em grandes barris de inox, onde são feitas homogeneizações (correções de sabor) normalmente utilizando-se água. Este tipo, é mais indicado para cocktails frutados, já que possui o puro sabor da agave.
  • Joven (Jovem) ou Oro (Ouro): trata-se de uma mistura de Blanco e Reposado. É a categoria mais vendida no mundo. Na sua composição podem ser adicionados a essência de caramelo, extrato de carvalho ou glicerina natural feita a partir da calda de açúcar, com o objetivo de padronização do sabor, já que tem fontes variadas de açúcares.
  • Reposado (Descansado): neste caso, a bebida fica repousando em barris de carvalho por pelo menos 2 meses, com o objetivo de suavizar o álcool. As notas de madeira misturadas as da agave dão uma maior robustez no sabor. Uma ótima indicação para ser tomada pura em “shots”.
  • Anejo (Envelhecido): tem um tempo de envelhecimento de no mínimo 1 ano e no máximo 3 anos em barris de carvalho de até 600 litros. Este processo suaviza a bebida, proporciona uma coloração âmbar, aroma e sabores mais complexos.
  • Extra anejo (Extra- envelhecido): trata-se de uma tequila com envelhecimento de ao menos 3 anos em barris de carvalho (esta categoria foi estabelecida em 2006). Todo este tempo recebendo a influência da madeira, a torna seu sabor muito mais suave, com cor de mogno e características sensoriais muito distintas. Sua textura remete aos melhores whiskeys e conhaques.

A autêntica tequila precisa ter na sua composição, ao menos 51% de açúcares provenientes do cozimento da parte centrar da agave azul e, ser fabricada em algum destes cinco estados mexicanos: Jalisco, Guanajuato, Michoacán, Tamaulipas e Nayarit.

Assim como o Brasil exigiu o uso exclusivo da palavra “cachaça”, o México exige o uso da palavra “tequila”, ameaçando ações legais contra os produtores de destilados da agave azul em outros países.

Sua graduação alcoólica gira em torno dos 35% a 55%, segundo a NOM (Norma Oficial Mexicana da Tequila), ou seja, apresenta um teor alcoólico similar ao de outros destilados como a vodka e o whiskey. No Brasil, as mais consumidas apresentam seu teor alcoólico entre 38% a 40%.

 

O LIMÃO E O SAL

Você já parou para pensar o porque de se tomar tequila com limão e sal? Ambos tem apenas a função de complementarem o sabor, ajudando a desencadear uma reação nas nossas papilas gustativas.

O sal, é empregado para dar amplitude à nossa percepção, já que abre as papilas gustativas e faz com que o sabor de qualquer alimento seja mais intensamente sentido. Já o limão, age exatamente da forma contrária: sua acidez fecha as papilas.

Ao ser ingerido um pouco de sal, tomar a tequila e chupar o limão, fazemos com que a bebida fique “presa” nas papilas, permitindo aproveitar por mais tempo o seu sabor.

Certamente esta é a maneira mais conhecida de consumir a tequila no mundo, inclusive no México. Entretanto, não a única.

Existem inúmeras maneiras de consumi-la, seja pura ou em drinks, em temperatura ambiente ou gelada, acompanhada de água com gás, sucos ou pela sangrita (sangria).

E você, já escolheu a sua forma de tomar a tequila?

 

CURIOSIDADES:

  • Segundo estudos, 52% dos consumidores de bebidas alcoólicas do México, têm a tequila como sua bebida favorita.
  • Conforme dados apresentados pelo Euromonitor International 2011, no ano de 2010 foram vendidos aproximadamente 223 milhões de litros de tequila no mundo todo, onde: 41% no México, 47% nos Estados Unidos e 12% no restante do mundo.
  • Segundo o Conselho Regulador da Tequila (CRT), existem cerca de 1180 marcas de tequila registradas de produção nacional e, cerca de 210 marcas engarrafas em outros países.
  • A tequila com 100% de agave, como o próprio nome já diz, não admite o enriquecimento com açúcares diferentes daqueles obtidos da agave azul Weber, além de ser engarrafada por produtores autorizados.
  • A tequila feita com 100% de agave azul, deve apresentar em seu rótulo os seguintes legendas: “100% de agave”, “100% puro de agave”, “100% de agave”, “100% puro agave”.
  • De modo geral, esta bebida é chamada de “a tequila”. Mas o correto seria ser chamada de “o tequila”, já que em espanhol fala-se “el tequila”, substantivo masculino e não “la tequila”.

 

OS SETE BARES DE TEQUILA MAIS FAMOSOS DO MUNDO

O blog Cocina y Vino, apresentou uma divertida lista dos 7 bares de tequila mais famosos do mundo. Segue a lista:

  • Bar e Restaurante Amigos, Melbourne – Austrália.
  • Maya Tequila Bar e Grill, Melbourne – Austrália
  • La Piñata, Newark – California.
  • Zócalo, Chicago.
  • Pancho’s, Baixa California – México.
  • PinqTaco, Montreal – Canadá.
  • Frida Reustarante e Bar, Toronto – Canadá.

 

DRINKS COM TEQUILA

Existem diversos drinks que são preparados com tequila. O mais famoso de todos, trata-se certamente da Margarita. Mas podemos citar tantos outros como: Bloody Bull, Frozen Margarita, Easy Tiger, Tequila Sunrise e etc.

A seguir, apresentamos a receita da Margarita.

 

 

Responsive image

admin


Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *