PARA OS AMANTES DE UM BOM CAFÉ… ALCÓOLICO

Irish Coffee-01-01

            Ao falarmos de café e álcool, algo parece soar estranho em nosso paladar. Essa mistura, um tanto quanto diferente, se dá graças à criação do famoso drink Irish Coffee, um cocktail tradicionalmente bebido nos países nórdicos e no inverno, e cultivado por aqueles que se deliciam na sensação de conforto trazido pela bebida.

O Irish Coffee tem traços marcantes, como o seu sabor doce e sua temperatura elevada. E com a chegada do inverno, não há algo melhor. Caracterizado por doses de Whiskey, café, açúcar e chantilly ou creme de leite fresco, a história por trás deste cocktail é um tanto quanto gostosa de se ouvir.

Conta-se que a sua criação se deu em 1942, na Irlanda, no bar do restaurante do aeroporto de Foynes, em Limerick. O aeroporto era muito conhecido por receber celebridades como John Kennedy, Eleanor Roosevelt, entre outros, em razão de ser o aeroporto que ligava a Europa à América (e vice-versa). Eis que um dia de condições climáticas não muito agradáveis, um dos vôos teve que retornar ao aeroporto, fazendo com que os passageiros aguardassem pela liberação de suas viagens. No meio tempo, o dono do restaurante, Joe Sheridan, para evitar que as pessoas sentissem fome, sede ou frio, decidiu “esquentar” os ânimos das pessoas presentes colocando uísque em seus cafés, acompanhado de açúcar mascavo e um pouco de creme de leite fresco batido. Com isso, um dos passageiros questionou se aquilo que ele bebia era café brasileiro, e Joe disse com muito orgulho: “Não, isso é café irlandês(Irish Coffee)”.

Foi daí que a bebida começou a se desenvolver para se tornar o mais famoso hot drink do mundo. Após o episódio ocorrido na Irlanda, a bebida foi levada para os Estados Unidos, mais precisamente para o Buena Vista Café em São Francisco, Califórnia, aonde se tornou o lar oficial do café irlandês.

Apesar de ser considerado um café elegante e de luxo, a receita conhecida nos dias de hoje pode ser facilmente desenvolvida em casa. Inspire-se na história de Joe Sheridan e aqueça os coraçõezinhos alheios com um maravilhoso Irish Coffee.

Você vai precisar de:

– 27 ml de whiskey irlandês (escolha o que gostar mais)

– 45 ml de café forte e  quente

– 18 ml de creme de leite fresco batido

– 1 colher de café de açúcar

Utilize uma taça, preferencialmente aquelas indicadas para o preparo apropriado do Irish Coffee. Aqueça a taça com água fervendo e a deixe descansar. Enquanto isso, misture o uísque, o café e o açúcar. Adicione na taça o creme de leite batido, despejando sobre as “costas” de uma colher aquecida para ele destribuir. Adicione a mistura antes feita, e enfeite. Não misture novamente. E tim tim!

Dizem as más(boas) línguas, que o melhor e único jeito de se preparar o drink é com café espresso. Vale lembrar, porém, que as máquinas de espresso apenas surgiram nos anos 60, e com isso entende-se que os primeiros Irish Coffes eram preparados com café filtrado.

Bem falada mundo a fora, a bebida já foi muito lembrada por boêmios de grande fama, como o escritor irlandês Oscar Wilde, que disse: “Cream as rich as an Irish Brogue / Coffee as strong as a friendly hand / Sugar as sweet as a tongue of a rogue / Whiskey as smooth as the wit of the lan.”, ou seja, entonou os ingredientes que compõe o cocktail de forma poética e referenciando sua fama.

Uma curiosidade é que o uísque irlandês é um uísque normal, só que feito fora da Escócia. Por isso, recebe o nome de “whiskey”, com um “e” a mais. Na Escócia, contudo, o nome dado é Whisky, sem o “e”. Nos outros lugares do mundo, porém, a bebida é denominada “whiskey”.

Existem algumas variações no preparo do Irish Coffee, e uma destas incluí a mudança do uísque pelo licor Baileys. Também há quem prepare o cocktail substituindo o uísque irlandês por uísque Bourbon. Independente da escolha, o resultado é sempre maravilhoso.

Garanta um delicioso inverno, doce e quentinho, acompanhado de um bom papo e claro, um Irish Coffee para marcar os dias de frio.

Responsive image

admin


Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *