MUNDIALMENTE AMERICANO

americano-01

O drink que fez muito sucesso nas mãos do agente secreto da MI-6, serviço secreto britânico, James Bond, o Agente 007, foi o Dry Martini, mas o que pouca gente sabe é que o primeiro drink pedido por Bond na série de livros foi um Americano e que, segundo ele, é um drink muito apropriado para um mero café, sugerindo que em um café você deve tomar o drink menos ofensivo que uma comédia musical carrega com ela. Tudo isso no conto “From a View to a Kill”, que está no primeiro livro da série, Casino Royale e que, curiosamente, foi um dos últimos a serem filmados.

Deixando a história pra lá, o drink americano era antigamente conhecido pela alcunha de Milano-Torino, como uma referência às cidades das quais os seus ingredientes principais são originários, Campari de Milão e o Cinzano (o Vermute original) de Turim, ambas na Itália.

Para preparar um americano, separe os seguintes ingredientes:

30ml de Vermute Tinto (Cinzano, por exemplo, ou Martini)

30ml de Campari (ou um bitter de sua preferência)

Gelo picado

Água Tônica

Para prepará-lo, basta acrescentar gelo em um copo “old fashioned style”. Em seguida, adicione o Vermute, o Campari e complete com água tônica. Voilá! Um delicioso Americano, que pode ser enfeitado com uma rodela de laranja. Você também pode fazer uma “borda nevada” no copo, untando a borda do copo com limão e, muito suavemente, encostando num montinho de açúcar. Fica ó: top!

Uma coisa é certa, Mr. Bond, esse drink deve ser sempre misturado e nunca batido!

Esse drink foi inventado por um barista que fez algum sucesso na Itália na década de 1860, Gaspare Campari, em um Campari Caffé e, sim, ele mesmo é o inventor do Campari original. Especialista em drinks, Gaspare começou a aprender a arte das bebidas aos 14 anos com um mestre licoreiro e, não deu outra, após desenvolver por anos a maestria de criar licores, ele criou o que hoje, talvez, seja a bebida bitter mais famosa do mundo.

A origem das bebidas bitter é incerta, mas há indícios de que ainda no Egito antigo alguns sacerdotes adicionavam ervas em jarros de vinho para usar em medicamentos. Posteriormente, na Idade Média, farmacêuticos adicionavam ervas e álcool para usos também medicinais e, assim foi utilizado por muitos anos, até que por volta do século 19 ela passou a ser usada como bebida e também para compor outros drinks. A característica mais marcante das bitter é o fato de ela ser amarga ou, dependendo da composição, agridoce, dando a ela uma peculiaridade única ao paladar.

Já o vermute é uma bebida a base de vinho com adição de flores ou ervas aromáticas. A origem dessa bebida nos remonta à Grécia antiga, quando Hipócrates teria adicionado ervas e absinto ao vinho, para estimular o apetite. O nome vem do alemão Wermut, que significa absinto, isso por que era comum que os vinhos na Alemanha fossem fortificados com absinto, mas só depois do século 19, nos bares de Turim, que a bebida tomou a forma e a fama conhecida por nós hoje.

Essa mistura de uma bebida ácida com outra agridoce é o que faz do Americano ser um drink tão especial, causando um estímulo sensorial muito evidente em quem o saboreia, e talvez por isso ele tenha ganhado tantos fãs pelo mundo todo. E tal fama teve lugar especial entre os americanos que, nos anos 20, durante a lei seca, fugiam dos Estados Unidos para saborear as delícias alcoólicas da Europa. Na Itália, ele se popularizou tanto entre os muitos americanos que para lá foram, que em homenagem à eles, decidiram mudar o nome de Milano-Torino para Americano.

Mas que moral, não é mesmo, chefe?

A fama do Americano se deu por ele ser uma bebida aperitivo, ou seja, é muito bom para se tomar antes das refeições para estimular o paladar. Talvez por esse fato, algumas culinárias sejam mais ou menos apreciadas que outras, já que elas podem vir acompanhadas de um tira-gosto de aperitivo, estimulando nossos sentidos, nos dando uma experiência gastronômica única.

Mas lembre-se: se for beber, me convide!

Confira a seguir, o video do Alex Miranda preparando este delicioso drink !

Responsive image

admin


Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *