CUBA LIBRE: A DAMA DOS COCKTAILS

cubalibrecocktail1

“Arriba, abajo, al centro y adentro!” e que comece a festa com uma bela Cuba Libre. Cheia de mistério e com várias histórias a permeando, essa famosa bebida cativa a todos que por ela passa a verdadeira dama dos cocktails. Será que você está pronto para ser conquistado?

Apesar de seu nome fazer referência à Cuba, sua origem é repleta de questionamentos. Muitos dizem que o cocktail foi descoberto em 1898, na Guerra de Libertação da Ilha de Cuba. A história conta que o exército americano, depois de ouvir algumas alegações sobre uma suposta invasão espanhola em um de seus navios, se envolveu na guerra auxiliando as colônias cubanas do império espanhol em seu processo de emancipação. Um dos envolvidos, o Capitão Russell, norte-americano, foi retratado como o autor da criação da Cuba Libre, quando solicitou uma dose de Rum para misturar com seu refrigerante de Cola, referenciando o desejo de suas tropas sobre a liberação de Cuba. Com isso, dizem que na hora de brindar com o drink o capitão entoava: “Cuba Libre!”, e assim surgiu o atual nome.

Uma curiosidade sobre a Cuba Libre é a diversidade de nomes que a remontam. No Brasil, assim como em grande parte do mundo, se utiliza o nome original Cuba Libre. Já para o Chile, usa-se o nome de Roncola, o qual surge da junção entre Ron (Rum) e Cola (refrigerante de Cola). No México, e em alguns países latinos, a bebida é abreviada para Cuba. Já para os espanhóis, é conhecido como Cubata. Um apelido irônico que foi dado ao drink também era o “Una mentirita”, ou seja, uma mentirazinha, pois Cuba nunca foi realmente livre em relação ao seu controverso regime político.

O preparo deste drink também é muito simples, variando algumas vezes em relação à proporção dos ingredientes ou quando há algum ingrediente novo, reformulando a receita original. Confira no vídeo abaixo como preparar uma refrescante Cubra Libre. 

Nos últimos anos a Cuba Libre também tem ganhado muita força na cultura popular, como na passagem da música “Caso Sério”, já apresentada por diversos cantores como Rita Lee e Ed Motta.

“Você e eu somos um
Caso sério
Ao som de um bolero
Dose dupla
Românticos de Cuba Libre
Misto quente
Sanduíche de gente”.
*Trecho da música Caso Sério, de Rita Lee

A bebida também ganha destaque no seriado “The Big Bang Theory”, do canal Warner Channel, aonde o personagem Sheldon Cooper (um jovem super inteligente e reservado emocionalmente) vai ao bar e pede uma Cuba Libre virgem, ou seja, apenas a Coca-Cola, fazendo com que os espectadores dêem muitas risadas.

Além disso, o próprio Rum tem uma fama muito grande que se atribuí às telas de TV e cinema o associando aos grandiosos piratas. Depois do filme “Piratas do Caribe”, e o famoso personagem “Jack Sparrow”, o destilado virou um grande companheiro das noites de festa. Muitos boêmios gostam de brindar com a frase “Drink like a pirate!”, ou em português, “beba como um pirata”. Então relembre os seus tempos de Capitão Gancho e cante a tradicional canção “Yo-ho, yo-ho, and another bottle of Rum!”

O Rum também é historicamente relacionado à movimentos políticos e sociais, como a Revolução Cubana de 1950, no qual os socialistas se encontravam e brindavam acompanhados da bebida. Já a combinação com a Coca-Cola surgiu para abrandar o calor sentido nos quentes verões de Cuba, e isso se disseminou pelo mundo como uma boa forma de se refrescar e ao mesmo tempo degustar um drink com Rum recreativo.

Independente da nacionalidade deste cocktail, ou mesmo à todo universo de curiosidades e brincadeiras que o acompanham, o importante mesmo é degustá-lo, e aproveitar essa energia latina para “saludar” com os amigos. Preparado para deixar esta dama de preto te seduzir? Vamos ao Cuba Libre!

 

Você gostou deste artigo? Deixe seu comentário. 

Sua opinião é muito importante para nós.

Responsive image

admin


2 comentários no post “CUBA LIBRE: A DAMA DOS COCKTAILS

  1. Olá Benivaldo! Obrigado por participar com a Barman School. Todo drink tem uma história e toda história é cheia de curiosidades, mitos e conhecimento. Sucesso e bons momentos!

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *