A LEI COM NOME ESTRANHO QUE REVOLUCIONOU O MUNDO DO COCKTAIL E DO BARMAN

Imagem retirada do National Archives.
http://research.archives.gov/description/299827

Imagem retirada do National Archives. http://research.archives.gov/description/299827

A Lei Volstead, mais conhecida como a Lei Seca Americana foi uma lei que vigorou entre os anos de 1920 e 1933 determinando a proibição, venda e consumos de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos.

 

O efeito da lei foi contrário e gerou consequências graves na época como o aumento do consumo de bebidas alcoólicas e do índice de alcoolismo, a proliferação de destilarias clandestinas, a corrupção na polícia e nos órgãos do governo e o surgimento de milhares de bares clandestinos por todo país (os speakeasies). Á máfia teve a sua ascensão nesse período e figuras emblemáticas como Al Capone e outros criminosos fizeram fortuna comandando muitos esquemas ilegais, dentre bares, destilarias, casas de apostas e bordéis. Foi um período muito conturbado e violento marcado por inúmeros assassinatos e disputas territoriais entre gangues rivais.

 

Esse período também pode ser considerado “um divisor de águas” entre o que era a coquetelaria antes da Lei Seca e o que ela se tornou posteriormente. Com a proibição, severas punições e frequentes fiscalizações em busca de quem estivesse consumindo bebidas alcoólicas fizeram com que as pessoas as consumissem escondidas.

 

O barman foi obrigado a misturar diversos ingredientes a fim de camuflar o cheiro do álcool nas bebidas, o que influenciava diretamente na sua criatividade em desenvolver novos drinks e cocktails. Copos tradicionais também foram substituídos por xícaras de chá e garrafas de leite. Foi nesse período que surgiram muitos cocktails clássicos como Long Island Iced Tea que apesar de ter chá gelado no nome em sua receita não leva chá gelado. Mais uma manobra de camuflagem dos bartenders da época.

 

Gostou deste post? Sua opinião é muito importante para Barman School poder criar conteúdos cada vez melhores. Deixe abaixo o seu comentário e compartilhe!

Mantenha-se informado. Cadastre-se!

Responsive image

admin


Um comentário no post “A LEI COM NOME ESTRANHO QUE REVOLUCIONOU O MUNDO DO COCKTAIL E DO BARMAN

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *